Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Romênia duas faixas - linda seleção flexível Brianezi 1977/78

 Postagem de Agradecimento mais do que Especial! Um divino presente de Natal...recheado de alegria e gratidão.

Botões para Sempre agradece de coração a troca de jogos de botões efetuada com o amigo Leonardo Miers, mineiro de Juiz de Fora/MG. A troca foi feita de forma presencial.

Ele se interessou por antigos botões meus da Bertisa, Brianezi, Sportec e Crak´s. Assim sendo fizemos a troca envolvendo a Romênia dele, da Brianezi flexível duas faixas, adquirida por um amigo de MG, em fins de 1977, começo de 1978.

Após uma postagem que fiz de uma seleção romena Fake, toda destruída e mexida na tinta e c/ botão quebrado, Leonardo de forma educadíssima me procurou e chegamos em trocas sugestivas e felizes para ambos.

Estava anos 'luz' correndo atrás de uma Romênia, país que curto bastante pelo futebol sobretudo apresentado na Copa de 1994, que eles mereciam chegar na semifinal. Eis que agora após 10 anos de procura, ela apareceu muito bonita e preservada.

1994 - Copa do Mundo

Mas nem comparações com uma outra que recebi também em trocas, no mês passado, e que graças a Deus, a troca foi desfeita e devolvida, aliás. Fica a lição de pessoas que ainda conseguem querer atrapalhar o colecionismo. Como disse há um tempo, estou há mais de 10 anos mexendo com isso, e ninguém mais me fará de otário. 

O mundo é simples. Aqui se faz. Aqui se Paga.
Estou aberto para todos, porém alguns que 'querem a voltar falar comigo', primeiro precisam pedir desculpas. Alguns até de joelho mereciam. Do contrário, que sigam em Paz!

Outros presentes que recebi e que me emocionaram demais, pois somos católicos, um belo livro do Santo Padre Pio, e um terço de Nossa Senhora das Graças, cuja lembrança esta, que acabei de presentear à minha mãe.

O livro vou começar a ler hoje. E a Romênia se prepara para a Copa de 1994 que farei no ano que vem, intitulada "Especial EUA", nos mesmos moldes que venho fazendo, com as mesmas seleções que foram sorteadas nos respectivos grupos daquele saudoso Mundial.

Leonardo se existe uma palavra, ou melhor são duas : Muito obrigado. Que em 2022, Jesus, o Nosso Pai Celestial, traga saúde e realizações pra ti e família linda. Um abraço fraterno, você é exemplo no colecionismo e como ser humano idem!

Adorei seus times do Leste em botões que aqui em SP a gente não comprava, que são os da Bertisa e Encantado, mas são lindos.

Aqui em São Paulo, os paulistanos adquiriam os jogos de fábricas locais como Estrela, Bolagol, e prevalecia muito forte os Gulliver, que eram recordistas de vendas país afora também, pelo preço acessível. A Gulliver é a marca que, seguramente, mais vendeu botões no país.

Meu pai vendo a febre dos botões de 'tampas', comprou os primeiros Brianezi ainda em fins de 1970´s e depois vi que na mesa eles eram imbatíveis, que eram os 'oficiais', vendidos em lojas de esportes.

MUITO OBRIGADO AMIGO LEONARDO!

QUE JESUS TRAGA MUITA SAÚDE E UM ANO REPLETO DE FELICIDADES. Abs fraternal.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Pra variar, mais um título do Schalke 04

No último jogo do ano, Japan 2021
A Final Intercontinental reuniu os alemães e argentinos do Boca; 3 x 1 para o Schalke.

Como na Copa de 1986...

E deu Argentina! E deu antiga CRAK`S de Guilherme Biscasse contra os Brianezi de Lúcio Brianezi. Interessante é que os Crak´s eu decidi jogar com o time na última hora, pois ainda estava em dúvida se escolhia Brianezi. Mas como eu gostei dessa Argentina da Crak´s, tentei arriscar. E mesmo na estreia contra os coreanos num empate sofrível o time foi persistente e ganhou corpo durante a Copa.

Em 1986 vimos os argentinos e alemães ocidentais na Final. Só que em Botões para Sempre a pegada foi contra os ex-soviéticos. Já é o segundo ano que faço Copas do Mundo, com as mesmas seleções e nos mesmos grupos das primeiras fases. Até chegar à Final.
No ano passado, na Espanha, a Alemanha Ocidental toda poderosa ganhou do Brasil. E neste ano, no México, soviéticos e argentinos fizeram a grande final. Interessante e bizarro que quase deu as mesmas semi-finais daquele Mundial, com o advento diferente apenas dos soviéticos que ganharam da RFA, nas quartas. A Argentina bateu os belgas de virada numa das semi e os russos ganharam dos franceses, sendo que os 'BLUES' tiraram os brasileiros como foi na Copa mesmo! Para tristeza da gente, e de italianos, parecido com a antiga Copa real, apenas as inversões, França e Brasil nas Oitavas e França e Itália nas Quartas.
Na decisão do terceiro lugar, coube aos franceses golear os belgas por 4 a 0. Na final do Azteca, os argentinos tiveram Batista como melhor jogador da final e do certame inteiro, anotou um gol na final, vários no decorrer da campanha difícil e invicta, e no último lance do jogo, ia se desenhar para uma prorrogação, mas a bolinha foi cruel para os russos, ela percorreu a área inteira da URSS até em Maradona, que também fingiu que ia tocar na bola e deixou para Brown soltar a bomba, Argentina 2 x 1 URSS.
Batista: eleito melhor jogador do certame
Agradecimento ao amigo Fábio de Sorocaba que me vendeu o lote contendo essa Argentina que além de muito macia na mesa, tem uma cor surreal, turquesa e linda. Abs meu amigo, gratidão.
A campanha
Primeira fase
Argentina 0 x 0 Coréia do Sul
Itália 2 x 2 Argentina
Argentina 5 x 1 Bulgária
Oitavas
Argentina 1 x 0 Inglaterra
Quartas
Dinamarca 2 x 2 Argentina
Pro: 0 x 1
Semi
Bélgica 1 x 4 Argentina
Final Azteca
URSS 1 x 2 Argentina

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Pinheiros/PR - Brianezi duas faixas flexíveis 1977

 Postagem em Agradecimento ao amigo Dane de Souza

Há uns anos atrás consegui achar 09 peças raras e antigas da Brianezi, do clube de coração dele, o Pinheiros extinto, hj Paraná Clube, mas não estava por satisfeito. E pensava quando iria completar o histórico clube paranaense? Passaram-se os anos e eis que neste final de semana o amigo Dane conseguiu localizá-lo e pumba! O time já está aquecido para 2022 na série B de Botões para Sempre. Muito obrigado de coração Dane, que Jesus o retribua em dobro. Paz e Saúde. Abs fraternal, Bucci. ps: em tempo, em 1989 compramos na Rua Pamplona o time de acetato 'gordinho' de arte própria muito bom por sinal. Agora na coleção de Botões para Sempre temos os dois, de 1977, de duas faixas flexíveis e o de acetato, do fim dos 80´s, ambos brancos.

1977
 

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Santos com Pelé - Panelinha ORIGINAL Estrela que deveria estar em Museu

Relíquia chegando em Botões para Sempre!

Estrela Panelinhas originais
Santos Futebol Clube
 
Ano de produção: 1973
Raro estado de conservação.
Talvez os meus panelinhas mais lindos.
Fiquei exigente. Só compro produto impecável e caro.
Parabéns ao vendedor, conhecia seu pai de longa data, quando ele frequentava feiras de antiguidade.
Simplesmente perfeito.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Athena 1989 - raro Futsal de Mesa com botões

Mais uma fábrica extinta que entra para a coleção de Botões para Sempre. Hoje vamos falar de:

Athena Jogos e Brinquedos LTDA
JOGO DE BOTÕES BASEADO NO FUTSAL.
Data da fábrica: 16/03/1989
Me surpreendeu muito este antigo brinquedo. Nunca vi em 10 anos de colecionismo. É um jogo com 04 botões para cada lado, baseado nas regras do Futsal. Os saquinhos contêm os adesivos autocolantes com símbolos que não consegui ver na luz. Deslacrei, pois a curiosidade foi tremenda! Brasil e Espanha com molde próprio, botões de plástico muito flexível, bolinhas surreais e goleiros gigantes.
 
Eu amava o Futsal. Jogava todos os sábados no Círculo Militar/SP. 
Transbrasil/Círculo.
Da esquerda para a direita, em pé está Wilson Cabral. Dos que estão agachados, Banzé é o terceiro, Miral é o quarto, Serginho é o quinto e Douglas é o último com duas crianças. Foto: Sarkis
Acima o ginásio do Círculo
Da esquerda para a direita, Wilson Cabral é o primeiro e Feliz Lacava é o penúltimo, ambos em pé. Dos que estão agachados, o goleiro Serginho é o segundo, Miral é o terceiro e Douglas é o quarto. Foto: Sarkis 
Belo elenco da Seleção Brasileira de Futsal na década de 80. Em pé, da esquerda para a direita, o primeiro é o goleiro Pança, o terceiro é Paulinho Rosas e o quinto é Miral. Agachados: o primeiro é o Sr. Natan (já falecido), o quarto é Jackson e o penúltimo é Douglas. Foto: Sarkis 
 A foto da capa da caixa é do Ginásio do Ibirapuera, mostrando a Seleção Brasileira. O Torneio era o 'Mundial Universitário de Futsal de 1984', ganho pelo Brasil, logo após o sucesso do Mundial que foi feito também aqui no país em 1982. 
1984
 É um jogo para guardar Para Sempre.
Caixa um pouco maior que a da Gulliver 1982.

Portuguesa Brianezi 1977 - variante rara flexível

 


sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Bangu/RJ PENAS DE AÇO - Caixa dos primórdios do futmesa

Fábrica de Penas de Aço Brasil LTDA

Data da Abertura: 12/08/1966

Local: Rio de Janeiro/RJ

Bangu/RJ na caixa original.

Fundador: Sylvio Falque Fernandes, cujo nascimento segundo consta na pesquisa, data no ano de 1900! Ele teria 121 anos hoje...

Uma das caixinhas mais antigas e marcantes da história do Futmesa.

Agradecimento ao amigo Dane de Curitiba que, pelo fato das conversas que tive c/ ele, gerou uma grande vontade de conseguir ao menos 1 caixinha dessa, que para mim será suficiente para a coleção de Botões para Sempre.