Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

As melhores marcas de botões na mesa. Minha análise.

Há um bom tempo que pensava em fazer este 'post'. Depois de seis anos que voltei a jogar, o blog faz uma análise fria, detalhista e séria de todos os fabricantes que participam de meus campeonatos 'amadores' e 'solitários'. Pois bem. Esta é uma opinião exclusivamente minha. Outras pessoas também têm a sua. Então, vamos definir as melhores marcas de 'botões de coleção', na mesa, vejam bem, na mesa, que fizeram história, ou que ainda fazem, e que são tidos como 'imbatíveis', verdadeiros esquadrões de marcas de botões.

Botões 'oficiais' e originais no estilo 'tampa de relógio', os chamados botões de 'tampa' ou simplesmente 'OFICIAIS'
1- Brianezi (1ª edição 'escudo e 'número' em celulóides; 2ª edição 'duas faixas' em celulóides, Seleção de Ouro/Luxo em celulóides e 3ª fase em acetato semiflexível). Todos estes, empatados, sem dizer quem é o melhor, são os melhores botões de "OFICIAIS". Na mesa são os que mais conquistaram títulos em meus campeonatos. The Best!
2- CRAK´S duas faixas/quatro faixas, antigos, feitos por Guilherme Biscasse e SPORTEC flexíveis (80´s). Ambos aqui empatados surgem na segunda colocação.
3- Brianezi 4ª edição (plástico rígido em decalques de água/plástico rígido com papel por baixo)
4- Jucrake (atuais CRAKES) que ainda permanecem no mercado.
5- KI-GOL (da fábrica FutmesaGol) que ainda permanece no mercado.
6- Champion (USA Sports) extintos, com 'papel por baixo' dos botões.
5- Curinga Esportes (extinto, do ex-fabricante Marcelo, que ficava no Shopping 25 de Março).
6- Dallas/BFA/Fedato-Série Históricas (todos aqui surgem empatados)
7- Botãomínio (da Arqmetal). Simplesmente impraticáveis. Sem nenhuma jogabilidade.

BOTÕES DE BRINQUEDOS
Aqui são denominados os botões de 'brinquedos', pois antigamente eram encontrados somente em bancas de jornais e grandes magazines e supermercados. Eram feitos para atingirem a criançada da época e que hoje os 'marmanjos' ainda colecionam. Quem não se lembra aqui em SP, de magazines como Eldorado, Mappin, Mesbla, Lojas Americanas, Jumbo-Eletro, entre outros. Enfim. Vamos à eles:
1- Gulliver (indiscutível os melhores botões de brinquedos do país). Ainda permanecem no mercado, produzindo esporadicamente as seleções. Modelos plástico e cristal.
2- Sonaplast. Botões extintos de plástico fino e macio.
3- Estrela 'panelinha'. Botões duros, mas não tanto como os 'canoinhas'
4- Bolagol/Futebol Miniatura da extinta Santa Maria.
5- Jofer (tradicional e extinta fábrica de brinquedos de Guarulhos-SP).
6- Canindé. Tradicional fábrica da Vila Ema. Botões em acrílico.
7- Botões Danny/Mitroplast (todos de banca). Correm bem, até mais que os Canindé, mas com pouca tradição ainda na mesa.

BOTÕES DE 'CARINHAS' ORIGINAIS
1- Gulliver (indiscutível, os melhores de 'carinhas' para se praticar e jogar na mesa, de 1977-78). Coleção: Grandes times do futebol brasileiro com 20 times + a seleção brasileira de 1978. Botões de acrílico-cristais e/ou em plástico fino.
2- Jofer (Coleção Craks da Pelota)
3- Estrela 'panelinha'. 04 grandes de SP. 04 grandes do RJ.
4- Onze de Ouro (05 grandes de SP, 05 grandes do RJ + seleção/Ìdolos do Futebol/Craques da Pelota (todos empatados, por ser idênticos os materiais de acrílico de botões). Nota-se uma grande quantidade de botões que trincavam ou rachavam por completo.
5- Campeões de Futebol. 60´s. Plástico duro, semelhante a uma coleção do Rio de nome 'Penas de Aço'.
6- Estrela 'canoinha'. 60´s. Sem dúvida, são os piores na mesa. Sofríveis.
Os Brianezi ainda são tidos como os melhores na mesa. E vai ser difícil alguém alcançar ou superar essa supremacia.

01 minuto de silêncio - também no Futmesa

Botões para Sempre pratica um esporte. Para quem se lembra, o Futmesa foi considerado esporte em 1988. A eterna brincadeira de criança é hoje levada a séria nos clubes espalhados pelo país, como Círculo Militar, Maria Zélia, entre outros tradicionais. Nos meus campeonatos 'amadores', sim, com orgulho digo a palavra 'amador', pratico o esporte com centenas de clubes do mundo. Hoje no jogo do meu campeonato da 3ª divisão do Brasileiro, entre Jabaquara (marca Dallas) e Gama (marca Crakes), um minuto de 
silêncio em homenagem a toda delegação da Chape. E o Jabuca ganhou de 3 a 1.
ForçaChape!

terça-feira, 29 de novembro de 2016

LUTO

Botões para Sempre vem por meio desta postagem, demonstrar meu mais profundo pesar aos atletas da Chapecoense, dirigentes, profissionais da imprensa da rádio/tv/jornal/internet, comentaristas, narradores, tripulantes, enfim, que todos os membros da delegação encontrem paz ao lado de Jesus Cristo, o nosso PAI Celestial. Neste momento de tanta dor, Botões para Sempre se solidariza com as famílias das vítimas. E que DEUS conforte com seu ESPÍRITO SANTO o coração delas.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Lote 24 - Celeste Olímpica da 1ª edição da Brianezi flexível

Mais raridade. Mais celulóides antigos feitos pela lendária Brianezi. Paysandu, Atlético Paranaense, França, Bélgica, Noroeste, São Bento etc e tal, os 'abutres' devem estar cansados de ver tanto botão. Que peninha. Vocês queriam revender cada conjuntinho por '600 continhos' $, não é? KKK. Só otário mesmo para comprar. Como já fui e já comprei também (e fui chamado grotescamente de mal pagador depois) sei bem do ESQUEMA MAFIOSO. E tem gente que ainda pensa que este mercado só sobrevive a custa de colecionadores que tem grana. KKK> Não é assim, não.
Não precisa ser rico para ter botão da Estrela, Bolagol, Brianezi e qualquer um. Basta driblar os PICARETAS. E o melhor: pago mais barato que qualquer vendedor; colecionador que é revendedor também, comerciante/revendedor de 'meia tigela'. KKK.
 Seja bem-vinda Celeste Olímpica, agora com duas versões diferentes: ESCUDO E NÚMERO DE 1972 E DUAS FAIXAS DE 1977. 
50
Mundialito 81

sábado, 26 de novembro de 2016

Lote 23 - São Bento de Sorocaba 'Escudo e número' em Edição de Luxo

Pronto. Mais um modelo diferente de Brianezi. Completei todos os modelos de arte, decalques, 'possíveis' e 'impossíveis' da fábrica, desde o começo de produção. Todos os modelos das fases mais diversas. Este exemplar veio com apenas o 'emblema' e o 'número', em decalcomania, típico da Primeira Fase de 1972-76. Só que enquadra-se na Edição de Luxo, exemplares flexíveis, botões grandes de 50mm, feitos em celulóides importados. Reparem na cor. Meu Deus. Como é que pode eles produzirem numa época, tão distante, a mesma tonalidade da camisa antiga do clube?
Isto sim, é uma raridade! Antiguidade total!
'Mosca branca' da lendária fábrica. Reforço de peso, já que o histórico São Bento está na minha primeira divisão do Brasileiro, com botões de acetato. Agora resta aposentar o exemplar de acetato de 1987 para colocar este, isto é, o da segunda metade dos anos 70.
Que coleção fantástica que veio nesta caixinha. Acreditem: esta caixa de sapatos vai ser guardada também no meu armarinho. Virou peça histórica e inesquecível.
Para os amigos que curtiram e colocaram pensamentos positivos sobre o material que consegui, meu muito obrigado, especialmente ao José Márcio, do Paraná, e o José Mauro, dos EUA. São palavras de sinceridade que nos fazem compartilhar ainda mais. Aqui não temos espaço para 'urubus', 'abutres aproveitadores' e 'zoiúdos'. Em breve mais times da Brianezi! Aguardem!
 O Esporte Clube São Bento foi fundado em 14 de setembro de 1913, na cidade de Sorocaba. Nascido sob o nome de 'Sorocaba Athletic Club', a agremiação passou a adotar a denominação atual em 18 de outubro de 1914. A motivação para tal mudança pode ter sido dois fatores: uma homenagem ao clube homônimo existente na capital paulista, e em destaque na época, ou o fato de o clube treinar em um campo localizado no fundos do MOSTEIRO de São Bento, na região central da cidade.
A POSTAGEM DE 'BOTÕES PARA SEMPRE' É EM HOMENAGEM AO SAUDOSO MÉDICO, DR. OSMAR DE OLIVEIRA, QUE TRABALHOU NO CLUBE DE SOROCABA. Aqui vemos uma foto que eu mesmo tirei durante uma grande entrevista que fiz com o amigo na 'Revista Leitura Médica'.
Saudades Dr. Tantas histórias lindas do futebol romântico. 
5 cm: Exemplar grande da Brianezi, com apenas escudo e número. Peças muito antigas, antiguidade e 'velharia'. Quanto mais eles estiverem assim, mais eu agradeço. E quem diria que já vi times assim beirando '1 barão' no Mercado 'Podre' e 'Negro' do famigerado mercadinho de botões antigos. Façam-me o favor, porque vocês não anunciam 40 reais cada exemplar para todos conquistarem as relíquias?
Por dois motivos:
Não fazem porque ninguém quer fazer preço justo. O primeiro motivo é para ninguém comprar (deixam os anúncios encalhados por 12 meses ou mais) para ninguém ter a chance. A segunda razão: se alguém comprar, vai se ferrar na conta bancária e isto que eles querem: É a 'Lei de Gérson'. 
Então eu faço assim: Boicote ao 'Mercado Negro'. 
50mm ou 5cm: raridade da fábrica
1918
Estádio Walter Ribeiro lotado. Dia de jogo do São Bento contra o Timão pelo Paulistão dos anos 70. Em pé estão o massagista Plínio, o professor Ivan, Arlindo Nilo, Batata, Paulinho, Ubirajara, Fernando e Tutu; agachados vemos o médico Romeu, Pitanga, Lance, Luizinho, Gatãozinho e Carlinhos.
A EVOLUÇÃO DOS ESCUDOS
O primeiro escudo do clube surgiu em meados da década de 20. Antes disso, os uniformes não carregavam escudo ou número nas costas. A primeira versão consistia em um brasão azul, com as iniciais 'ECSB' dentro de um círculo branco. Na década seguinte, o desenho do brasão foi reformulado, tendo permanecido o círculo branco com as iniciais da agremiação, sendo modificada pontualmente por outras duas versões. Quando da profissionalização, na década de 50, as letras, que antes estavam separadas, se juntam para formar o desenho conhecido atualmente. Ato contínuo, veio a inscrição com o nome do clube e da próspera cidade de Sorocaba. Vale dizer que a primeira versão do atual formato tinha as cores invertidas: fundo azuul e letras brancas. Foi apenas na década de 80 que o distintivo tomou a forma que hoje conhecemos, isto é, constituído por dois círculos concêntricos de tamanhos diferentes, entre os círculos a inscrição 'Esporte Club São Bento'.
1972
1979: O 'Azulão' de Sorocaba disputou ainda o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão de 1979, tendo ficado em 15º lugar, entre os 94 clubes que participaram daquela edição, considerada até aqui o maior campeonato de futebol do mundo!. Também disputou, a nível nacional, a TAÇA DE PRATA DE 1981 E 1983.
Revelações
Durante todo esse tempo, inúmeros talentos foram lapidados no clube. Destacam-se, entre tantos, os jogadores Mickey, Pires, Luís Pereira, Paraná, Marinho Peres, Cabralzinho, Odair Patriarca, Gatãozinho, Tupãzinho etc.
Luis Antonio, 1974
Luis Müller, 1984
Tadeu Macrini, 1981
Bozó, 1972
São Bento de LANCE E GATÃOZINHO, 1978
1977
1976
1986
1987
Tira-Prosa: um pássaro azulão, mascote oficial do Esporte Clube São Bento
Estádio Walter Ribeiro
Fonte de fotos: Acervo Gazeta Esportiva

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Lote 22 - Forza Azzurra! Mais 'Série Ouro' de celulóide da Brianezi

E quem diria... Um dia (alguns anos atrás) tive que escutar que 'nunca' iria encontrar 'facilmente' para comprar times destes GRANDES DE 50MM que a saudosa Brianezi fabricava e vendia, sobretudo, na sua lojinha no Belenzinho. Quanta 'asneira'. Vieram quatro times completos destes aí. A fábrica despachava estes modelos que nem 'água'; muita gente comprou e se espalhou pelo país inteiro. Ninguém SABE NADA NESTE MUNDO. 'Como dizem aí: Sabe nada, INOCENTE'. Todo mundo aprende e erra na vida. Assim acontece todos os dias e também neste 'mundinho' de botão..
Quem sabe mais neste mundo do botão? Apenas os fabricantes que já estão extintos. Lúcio Brianezi e Guilherme Biscasse (in memorian) foram os maiores MESTRES DO FUTMESA OFICIAL. Eles, sim, que ainda entendem e entenderam mais do que nós. Não SOMOS NADA, SOMOS apenas simples colecionadores e aprendizes.
Seja bem-vinda AZZURRA. E que lindo time que Paulo e Lúcio fizeram. Celulóides de 5cm, nenhuma quebra. São bem resistentes. O material é o mesmo dos com 'faixas', apenas maiores, somente isto, e que a fábrica chamava de 'Série Ouro', na verdade, eram os mais luxuosos (LUXO) e os que tinham de melhor na lojinha.
1970
Delegação de 1982 - Copa da Espanha

EM BREVE!
MAIS UM TIME 'MOSCA BRANCA' E LUXUOSO DE 5 CM, DESTA VEZ É ALTERNATIVO DO FUTEBOL BRASILEIRO

Botões para Sempre veio para 'esculhambar' este Mercado 'Podre'. Só não enxerga, quem não quer.

'Esculhambar' nada mais é que criticar com veemência e ser rude com a verdade, sim. Mais postagens em relação ao mercadinho 'nefasto' que, infelizmente, participo. O blog foi pioneiro em 2010 em contar as histórias das marcas de todos 'os possíveis' fabricantes de botões. A verdadeira história do Futebol de Botão começou aqui num site jornalístico e não na Wikipedia. Lá, qualquer um pode editar. E também foi o 'Botões para Sempre' que teve a 'coragem' e 'vergonha na cara' de escrever o que se passa no 'Mercado Negro' de antiguidades de BOTÕES...DOA A QUEM DOER. Jamais vou esquecer de tanta 'sujeira' e 'rasteira' que levei ao longo de seis anos. Tanto dinheiro $$ que gastei. Portanto, agora, o blog tem o dever de informar e analisar com frieza, sim, estes valores desonestos que 'pipocam' no mercadinho de 'mentirosos'.
45 times raríssimos da Brianezi de celulóides flexíveis, grande parte da primeira edição, duas faixas (da segunda edição), vários da série Ouro/Luxo (também dos anos 70) e Sportec 'moscas brancas', todos originais e preservados, muitos completos, por preços honestos, que não dariam para pagar, vejam bem, nem a metade de um só, da terceira fase da Brianezi, digo novamente, e não é nem os mais antigos, que estão anunciados na Net.
Minha saudosa tia deve estar feliz. O projeto que minha família participa com certeza ajuda em pessoas necessitadas e não para encher a geladeira de 'aproveitador desonesto'. 
Portanto, amigos, cuidado e cautela sempre. Os 'urubus' (ACIMA - VER FOTO) estão soltos. Eles sempre estiveram e só vem piorando a cada ano. Ficam na 'espreita' de conseguir algo para depois rirem de nossas caras. Só não enxerga quem não quer. E quem enxerga e participa, com certeza, compartilha também com o 'Mercado Podre'.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Lote 21 - 'Azulão da Bariri' - 101 anos de História - Raro é pouco neste exemplar da saudosa SPORTEC 80´s

Não sei qual foi o exemplar mais 'raro' e difícil de aparecer que me veio nesta caixa de sapatos de quase 40 times da Brianezi e Sportec: Olaria ou a Islândia. Bom, seguramente este time carioca me surpreendeu, pois para colecionadores é sempre legal buscarmos as 'moscas brancas'. Eu curto demais os times alternativos, é muito mais prazeroso do que comprar sempre os mesmos como São Paulo, Flamengo etc.
Seja bem-vindo Olaria, quanta história linda tem este clube! E quantos jogadores foram revelados na RUA BARIRI. Foi o time que revelou o baixinho Romário; é conhecido também por ser o último clube de Garrincha, grande craque de seu tempo. Abaixo um pequeno resumo da magnífica história de 101 anos do Olaria Atlético Clube.
O Olaria Atlético Clube foi fundado no dia 01 de julho de 1915. Sua origem reside no futebol. Na Rua Filomena Nunes existia um grupo de rapazes que praticava o futebol naquele bairro leopoldinense, o que já era uma ousadia, visto que no início do século XX a prática do futebol era quase que exclusivamente das elites. Seus fundadores queriam que fosse criado um clube que ostentasse o nome do bairro.
Belo time da primeira edição flexível da SPORTEC, que era concorrente da Brianezi e CRAK´S. Apenas com manchas pela ação do tempo. Verifiquei que não há uma trinca ou quebra.
Reparem que o antigo colecionador escrevia com MÁQUINA DE ESCREVER OS TIMES. No fundo da caixa de sapatos me veio pedaços de tinta de alguns Brianezi que descascaram entre algumas sobras de papéis, entre eles, este 'papelzinho' muito antigo escrito 'LARIA'. Foi cortado apenas a letra 'O', de Olaria. Relíquia. Saudosismo puro em 'Botões para Sempre'. Inesquecível.
O escudo reúne suas atividades esportivas dos primeiros anos de fundação: futebol, tênis e escotismo do mar, atividade praticada na extinta praia de Maria Angu, aterrada durante as obras da Av. Brasil.

Anos 70 e 80
A década de 70 foi rica para o futebol do Olaria. Em 1971, o clube chega na terceira colocação do estadual, atrás apenas de Fluminense e Botafogo. Isto sem ter feito um só jogo na Bariri, pois o campo estava em obras. Com um timaço que tinha Aroldo, Miguel, Altivo, Alfinete, Afonsinho, Marco Antônio, Luis Carlos, o Olaria, então de camisa LISTRADA, deu um show de futebol durante todo o campeonato. O ano de 1972 marca a presença de Garrincha no Olaria, onde o 'anjo das pernas tortas' encerraria sua carreira e marcaria seu último gol. Os anos de 1973/74 marcam a participação do Olaria na Divisão Principal do Campeonato Brasileiro, quando conseguiu, inclusive, a façanha de derrotar o Santos por 2 a 1 em plena Vila Belmiro. No final da década de 70, mais exatamente em 1979, um menino franzino iniciava sua carreira como federado pelo Olaria: Romário de Souza Farias, que marcou os primeiros gols de seus mais de mil pelo clube da Rua Bariri.
1955
1950
50´s
1972 com Garrincha: o primeiro agachado
1971
Olaria de Hélio, 1956
Anos 60
Na antiga Revista TICO-TICO

1981: Campeão Brasileiro da Taça de Bronze
O ano de 81 inscreveria o Olaria na galeria dos campeões brasileiros. Sagrou-se campeão nacional da extinta Taça de Bronze, ao vencer o Santo Amaro de Recife na final. Comandados pelo técnico Duque, o time tinha craques como Salvador, Lulinha, Mauro, Zeíca, Chiquinho, Paulo Ramos, Orlando etc.
Campeão da TAÇA de BRONZE em 1981
Craques Revelados na Bariri
Além do baixinho Romário e de Garrincha, já passaram pelo clube nomes como Jair Pereira (1972), Joel Santana (1973), Antonio Lopes (1958-61), Ézio (1989), Ricardo Rocha (1996) e Pedrinho (2011).  
Grande Afonsinho, uma das LENDAS da Rua Bariri
Estádio Mourão Filho, popularmente conhecido como RUA BARIRI.

POSTAGEM COMPLEMENTAR DO TIME DA SPORTEC

AOS 'ZOIÚDOS'
Segundo o lendário Dicionário Aurélio, 'Zoiúdo': diz-se do indivíduo que desfecha olhares de cobiça ou de desejo sobre objeto ou pessoa.
Enfim.
Não gostaria nem de tirar estas fotos abaixo, mas como vivo e participo deste mercado 'PODRE' de botões antigos, colecionáveis e afins, achei interessante mostrar apenas aos 'ZOIÚDOS DE PLANTÃO';
 Há vários colecionadores de botões 'Zoiúdos'. Os que colecionam, compram e também revendem. Há 'Zoiúdos' também entre comerciantes/vendedores, enfim. Para os 'Zoiúdos' que não acreditam que este time é original da Sportec, mostro a prova abaixo. Detalhe: se tem 'zoiúdo' que ainda não acredita nas fotos, podem aparecer que marcamos um horário e MOSTRO PESSOALMENTE. Aqui só entra botão original, do contrário, eu não compro.

Em breve mais times e os 'abutres' devem estar cansados de ver tanto time 'raro'. Pena que eles queriam revender tudo isto aí por PREÇOS SUJOS para garantir o ano e passar o Natal recheado...KKKK
Olaria e Cruzeiro: reparem na semelhança de cores. Ambos vieram de fábrica e que eram vendidos em lojas de esportes.
Aqui coloquei as duas peças na frente de um ESPELHINHO. Reparem novamente o Olaria e Cruzeiro, aqui  mostro o lado contrário. Também para verificar as cores e a ORIGINALIDADE DOS BOTÕES.