Olá, amigos colecionadores! Hoje mostro a minha caixa de madeira, feita no final da década de 90 por um marcineiro, para abrigar sob medida desde botões oficiais a qualquer acessório como goleiros, palhetas, bolinhas etc. Ela pode abrigar cerca de 90 a 100 times.
Atualmente esta caixa apresenta times intitulados "másters" (séries B e C). Este nome eu criei em virtude de serem jogadores "velhinhos", que atuaram em times de 1940 a 1990. Todos os times são de "versões carinhas", ou "rosto de jogador", adesivados especialmente no botão Gulliver - alguns também estão colocados no botão Bolagol e Canindé. A série "Máster" também não deixa de ser uma homenagem àquela coleção fantástica da Gulliver, que saía nas bancas em forma de pacotinhos, chamada de "Grandes times do campeonato brasileiro", de 1977 - que foi a minha primeira coleção no botonismo.
Nesta caixa há somentes equipes que fogem um pouco do eixo de cidades como Rio-São Paulo, como Jabaquara de Santos, de 1961, Piauí Esporte Clube 1985 - campeão do PI, Brasil de Pelotas (RS) de 1985, que foi terceiro colocado no Brasileiro, Francana, de 1978, que tinha como arqueiro o treinador Geninho, Catuense (BA) 1984 que tinha o meia Bobô; Leônico (BA), de Beijoca, Sobradinho de 1985, campeão do DF, Taubaté, campeão da Divisão de Acesso de 1979 etc.
O Central de Caruaru (PE) é o time mais antigo da caixa, datado em sua versão carinha de 1948. Já seus jogadores foram adesivados nos primeiros Gullivers sortidos que saíam nas bancas, no final da década de 70. Outra versão histórica das carinhas diz respeito ao álbum "Ìdolos do Futebol", datado de 1954-55, cobiçado por colecionadores sedentos e que me foi presenteado por um amigo que fez artes fantásticas desse histórico álbum: Renner (RS) 1954, que tinha verdadeiros ícones do futebol como Enio Andrade e Waldir de Moraes e o querido Ypiranga, o "Vovô da colina", de 1955, um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol e que desfilava craques como Nino, Belmiro e Mário Travaglini.
Segue também fotos de times posados que formam um pouco a galeria desses times "másters".
Abraços a todos,
Central (PE) 1948 - o time mais antigo nas "versões carinhas" crédito: esquadroesdefutebol.blogspot.com
Confiança (SE) 1977. Placar
Campinense 1980. Placar
Criciúma - campeão da Copa do Brasil 1991. Placar
Mixto 1980. Placar
Ferroviário (CE) 1979. Placar
Leônico (BA) 1984. www.adleonico.com.br
Atlético (GO) de 1980 do craque Mirandinha, ex-São Paulo e Corinthians. Placar
Fast Clube (AM) 1980, no jogo histórico contra o Cosmos, recorde de público do Vivaldão. crédito: www.bauvelho.com.br
Goiânia (GO) 1974 - campeão goiano.
Seja bem-vindo ao blog "BOTÕES PARA SEMPRE", um espaço voltado para os praticantes do Futebol de Mesa que, assim como eu, coleciona antigas marcas de botões como Brianezi, CRAK´S, Crakes (Jucrake), Ki-Gol, Estrela, Curinga, Champion, Bolagol, Gulliver, Sportec, Canindé, Bola no Gool, Sonaplast, Jofer, Onze de Ouro, Ídolos do Futebol, SportBol etc. Compro ou aceito doações de botões ao acervo. Não faço avaliações de itens e nem publico anúncios de vendas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro amigo Ricardo!!!! Muito boa a sua caixa para organizar os botões!!!! Coube muitos times!!!!!
ResponderExcluirAbração
Caro amigo Alessandro, eu que agradeço! Grande Alessandro, estou jogando atualmente a série C e está super equilibrado!
ResponderExcluirabração
Ricardo
Tb gostei dessa caixa.
ResponderExcluirComo eu tenho uma quantidade bem menor de times, consigo guardar os meus em uma caixa plástica com divisórias tb.
Abraços
Alexandre
Olá, ALexandre, muito obrigado pelo comentário. Dá-lhe botão!
ResponderExcluirabs
Ricardo
Bom dia Ricardo, ótimo seu site.
ResponderExcluirGraças à ele fiquei sabendo que a Brianezi fez até o meu time o Velo Clube. Parabéns ,
Gostaria de se possível mais informações sobre a sua caixa.
medidas , se tem tampa etc.
Obrigado
Marco
Obrigado Marco, legal que tenha gostado. A caixa tem cerca de 48 cm de altura, tem tampa, sim. abs
ResponderExcluirbela caixa de madeira!
ResponderExcluir