Olá, amigos colecionadores! Hoje trago um pouco da modalidade Sectorball, uma vertente do Futebol de Mesa praticada em 23 países espalhados pelos 05 continentes, contudo, com maior penetração nos países do Leste Europeu. A Hungria (Hungary) vem fazendo bonito nesta modalidade, sediando vários eventos internacionais.
Os botões: São todos de plástico com um buraco no centro para evitar o vácuo, apresentando no máximo 5cm de diâmetro e 2cm de altura. O goleiro tem 5cm de diâmetro e 2,5 de altura, as traves têm 13cm de largura por 5cm de altura. É comum jogar com réguas, mas pode ser usado palhetas.
Tempo: No Sectorball há dois tempos com duração de 13 minutos cada. O mais comum é que os dois atletas joguem alternadamente, isto é, um toque para cada. Mas há uma regra chamada "Sector", que é um estilo de passe. Se você puder dar o passe para seu jogador dentro do espaço de 4,5cm, a bola não tocar em ninguém mais e a direção da bola estiver correta, você poderá jogar novamente, existindo ainda no campo de defesa o critério da proximidade, ou seja, mesmo não efetuando o passe "sector" e um botão defensivo estiver próximo a bola, ainda terá o direito a dar mais um toque.
Curiosidades: A bola pode mover-se com 150/200 km de velocidade quando chutada ao gol. Ela é muito semelhante na modalidade pastilha, sendo um pouco mais baixa e com maior diâmetro.
As mesas são de madeira com um revestimento plástico. No lado da mesa há uma borda e o campo é verde (claro ou escuro). O goleiro pode jogar com ele, podendo sair da grande área.
fonte e mais informações: www.clubedobotao.com/?p=1339
foto: Clube do Botao/Futmesa Rio
crédito das fotinhos: http://szektorse.ghost.hu. Este site húngaro é muito interessante e lá podemos encontrar muitas informações sobre essa vertente do nosso amado Futmesa.
No Brasil, as equipes do Vasco e Bangu estão praticando esta modalidade, segundo informa Glauco Alan, do excelente site Futmesabrasil.com
Post Editado: Pessoal, para quem adora e coleciona álbum de figurinhas, coloquei na postagem dos "Times Italianos", que se encontra no lado direito (Marcadores), o excelente time do Napoli, num álbum raro da Panini feito em 1989. Entre as estrelas, Maradona, Careca e Alemão. Confiram!
Abraços a todos,
Seja bem-vindo ao blog "BOTÕES PARA SEMPRE", um espaço voltado para os praticantes do Futebol de Mesa que, assim como eu, coleciona antigas marcas de botões como Brianezi, CRAK´S, Crakes (Jucrake), Ki-Gol, Estrela, Curinga, Champion, Bolagol, Gulliver, Sportec, Canindé, Bola no Gool, Sonaplast, Jofer, Onze de Ouro, Ídolos do Futebol, SportBol etc. Compro ou aceito doações de botões ao acervo. Não faço avaliações de itens e nem publico anúncios de vendas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Há como fazer uma versão caseira de sectorball? Obrigada
ResponderExcluir