Botões famosos que eram fabricados em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Por conta da crise do petróleo dos anos 70, a fábrica foi forçada a diminuir o tamanho dos botões. Os materiais usados na fabricação ficaram muito caros. Marca criada pelo português e marceneiro Alberto Pereira Ribeiro. Ele fazia móveis e figas de madeira em uma marcenaria. Após ouvir conselhos de pessoas ligadas ao futebol de mesa, começou a produzir botões durante o tempo livre. Acabou deixando os amuletos de lado e montou a sua própria fábrica de miniaturas de futebol, a Bertisa. Hoje virou relíquia entre os colecionadores.
Seja bem-vindo ao blog "BOTÕES PARA SEMPRE", um espaço voltado para os praticantes do Futebol de Mesa que, assim como eu, coleciona antigas marcas de botões como Brianezi, CRAK´S, Crakes (Jucrake), Ki-Gol, Estrela, Curinga, Champion, Bolagol, Gulliver, Sportec, Canindé, Bola no Gool, Sonaplast, Jofer, Onze de Ouro, Ídolos do Futebol, SportBol etc. Compro ou aceito doações de botões ao acervo. Não faço avaliações de itens e nem publico anúncios de vendas.
Ouve-se (lê-se) muito sobre os times de botão Brianezi, mas nada se compara aos botões produzidos pela Bertisa. Acabamento impecável e durabilidade extrema. Tenho vários, tanto de times completos como os avulsos (preferidos na minha época), todos deslizando muito bem, cumprindo seu papel em campo. A maioria egressa dos anos 60/70. Peças de grande beleza!
ResponderExcluirEu tenho alguns assim bolinha de ouro. Os com escudos de time também são Bertisa?
ResponderExcluirTenho até hoje os meus botões da bertisa.
ResponderExcluirSaudades da época que a galera jogava botao na rua.