Agradecimento especial ao amigo David Vaz, de Minas, que me enviou mais preciosidades de times que fizeram história do futebol paulista e brasileiro. Desta vez o antigo SPR, que virou Nacional Atlético Clube. Os botões são Gullivers originais acrílicos ou cristais dos anos 70 e o esquadrão pertence a primeira metade dos anos 40.
O SPR Athletic Club foi fundado em 16 de fevereiro de 1919, pelo inglês Arthur J. Owen, superintendente da estrada de ferro 'São Paulo Railway', com a finalidade de fazer com que os funcionários pudessem praticar o esporte. Em 1966 foi promovido para a divisão principal, ao lado do São Paulo Alpargatas, que era tido como o 'verdadeiro campeão amador da capital'. Tendo em vista a estrada de ferro passar a se chamar Santos-Jundiaí, o SPR mudou seu nome em 1946 para Nacional Atlético Clube, o querido Naça da Barra Funda.
S.P.R em sua última apresentação no Pacaembu. No segundo tempo eles já mostrariam a nova camisa do Nacional. O time nasceu a partir da Companhia Ferroviária de mesmo nome.
Foto da Estação
Entre suas principais conquistas estão o Torneio Início de 1943, o Torneio Amistoso do Paraná, em 1939, e um vice-campeonato em 1933 do Campeonato Paulista de Futebol Amador (FPF).
Fonte de pesquisa: Almanaque Esportivo Olympicus, acima, datado de 1943 e blog Cacellain
Um dos grandes nomes do extinto time, segundo meu almanaque1941 - Revista Sport Ilustrado
A evolução dos escudos até chegar no conhecido Nacional da Barra Funda
Oi Ricardo, como tem passado? Advinha quem fez essas artes do SPR e do Comercial da Capital? Um abraço, saúde, amor e paz!
ResponderExcluirFala Vitor. Poxa ainda mais sendo da sua linda arte, que é referência para todos, eles vão voar na mesa. Belo campeonato que farei com carinhas. Poxa, vou agradecer ao David de coração. Abração, saúde e paz! Muito obrigado por tudo
ResponderExcluir