A 'Indústria de Brinquedos Trol' foi uma importante fábrica de brinquedos do Brasil, responsável pela criação de vários itens, como a boneca Pierina, lançada no início dos anos 60 e pela introdução no país de brinquedos como o Playmobil, desenvolvido na Alemanha por Hans Beck, em 1974. Outro exemplo de brinquedo inovador foi o TCR, que, aliás, possuía quando era criança. Oh, tempos bons, saudades...A empresa chegou a fabricar também caixas plásticas para rádios de pilha sob encomenda da Philips do Brasil. Dilson Funaro, Ministro da Economia do governo Sarney, nos anos 80, era seu proprietário. No início dos anos 90, logo após o falecimento de Funaro, a Trol encerrou suas atividades. O interessante é que a fábrica produziu alguns times de botão, como este Fluminense abaixo, da coleção de Jorge Farah.
Todos estes itens e acessórios do Playmobil, fabricados pela Trol, estavam presentes nos meus brinquedos do final dos anos 70/início dos 80. Uma época, sem dúvida nenhuma, de puro romantismo e alegria. Não existia celular, computador, compras virtuais, tudo era feito de maneira fácil e rápida, com educação de lojistas, fabricantes e, acima de tudo, tínhamos o essencial, a honestidade. As lojas de brinquedos nos grandes magazines como Jumbo, Mappin, Eldorado, viviam lotadas de crianças sedentas e pais, na busca incansável de novos brinquedos. O momento em que vivi foi mágico, só mesmo quem presenciou este período sabe do que estou falando.
Fluminense, da coleção de Farah
E os últimos Playmobil, da TROL, que me sobraram, ainda presentes...
Seja bem-vindo ao blog "BOTÕES PARA SEMPRE", um espaço voltado para os praticantes do Futebol de Mesa que, assim como eu, coleciona antigas marcas de botões como Brianezi, CRAK´S, Crakes (Jucrake), Ki-Gol, Estrela, Curinga, Champion, Bolagol, Gulliver, Sportec, Canindé, Bola no Gool, Sonaplast, Jofer, Onze de Ouro, Ídolos do Futebol, SportBol etc. Compro ou aceito doações de botões ao acervo. Não faço avaliações de itens e nem publico anúncios de vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário