Um dos mais tradicionais clubes baianos desfilando em Botões para Sempre. Historicamente ligado à colônia espanhola de Salvador, foi o primeiro tricampeão baiano de futebol, o que é ainda motivo de orgulho para os seus torcedores. O Galícia Esporte Clube foi fundado em 1933 por imigrantes espanhóis provenientes da Galícia (forma também usada no Brasil para a região Galiza, na Espanha), com que leva no seu escudo as cores e símbolos da localidade espanhola.
BOTÕES PARA SEMPRE APRESENTA:
GALÍCIA - O 'DEMOLIDOR DE CAMPEÕES'
MARCA: BOLAGOL/FUTEBOL MINIATURA
ANO: FIM DOS ANOS 60/INÍCIO DOS 70
Seu distintivo constitui-se de um brasão branco com uma faixa diagonal azul e a Cruz de Santiago em vermelho ao centro. O seu uniforme é composto por camisas azuis, calções e meias brancas. No futebol seu melhor desempenho regional foi o vice-campeonato da Zona Nordeste do Torneio Norte-Nordeste de 1969! Nacionalmente, participou da série A do Campeonato Brasileiro em 1981 (25ºlugar) e 1983 (43ºlugar), além de disputar a terceira divisão do Nacional entre 1995 e 1997. O clube detém cinco títulos do Estadual da BA: 1937, 1941, 1942, 1943 e 1968.
Ídolos: Celeiro de craques
Alguns jogadores de projeção nacional foram revelados no Galícia, tais como o zagueiro Dante, o lateral direito Toninho, os atacantes Washington, Oséas e Servílio, além de Vevé (ex-Flamengo), com diversas passagens pela seleção e Maneca, que brilhou no Vasco e disputou a Copa de 1950. Outros jogadores que se tornaram ídolos do Demolidor foram Nelson Leal, Esquerdinha, Marinho Peres, campeão brasileiro pelo Inter/RS em 1976, Lenílson (com passagens pelo SPFC), Pirulito etc. Também jogou no clube o atacante Jacozinho, que se notabilizou na partida de retorno de Zico ao Maracanã.
1989
Entre os grandes treinadores galicianos, como Jorge Vieira (1968), Danilo Alvim (1981), Abel Braga (1987) e Eládio Magalhães (1995), sobressaiu-se o nome de Aymoré Moreira, treinador da seleção brasileira, no bicampeonato no Mundial do Chile. Com Aymoré, a equipe baiana chegou ao vice-campeonato baiano em 1980.
Atenção: Botões para Sempre não vende nenhum jogo de botão e nem faz avaliações de quanto valem $ tais peças de fabricantes extintos, pelo simples fato de não concordar e de repudiar o mercado de preços injustos do colecionismo de botões antigos. Mensagens à respeito não serão respondidas.
Ricardo, eu tive o time de botão do Galícia 1 dia.
ResponderExcluir